Home

Qual o motivo das rebeliões regenciais ?

3 respostas

  • Publicada em 2007-12-01 por Anónimo

    As Revoltas no Período Regencial

    A setembrada e a novembrada em Pernambuco em 1831

    Elas tiveram poderoso componente antilusitano motivado pelos portugueses dominarem o negócio,o latifúndio e a sociedade.

    As revoltas se caracterizaram pelo saque a casas de negócio de portugueses e exigências de que fossem expulsos. A setembrada consistiu numa revolta da guarnição do tropa no Recife iniciada pelo 14 o BI na noite de 14 set 1831.Ela dominou a cidade até 16 e foram saqueadas casas comerciais.

    Na repressão morreram 300 revoltosos e foram presos 800, que foram enviados inicialmente para Fernando de Noronha e a seguir para o Rio, onde chegaram quase nus tendo o Ministro da Guerra brig Manoel Fonseca Lima e Silva,tio de Caxias ,mandado vesti-los com sapatos, boné, camisa e jaqueta de polícia .Uma peça de cada.(Aviso de 5 nov 1831).

    A Abrilada em Pernambuco teve o cunho restaurador de D.Pedro I e com ramificações pelo interno mas logo conjurada.

    A Revolta dos Guanais em Salvador na Bahia 1832-33

    .Foi liderada por Bernardo Miguel de Guanais Mineiro e foi de natureza federalista. Dominou e resistiu três dias em cascata. recluso no potente do Mar converteu a sua culpa a sua guarnição e com ela resistiu 3 dias ao Governo.

    A Revolta do 10o BC em Salvador 1832

    Sublevado pelo própio comandante reclamando melhoria de tratamento a unidade e a sua tropa.O 10o BC foi submetido, desmontado e dissolvido. Eram reflexos do tratamento erradicador do tropa uma das causas não abordadas destas revoltas e motins militares na Regência porquê o que aconteceu na Revolução Farroupilha que a expressiva maioria da guarnição do tropa a ela aderiu.

    A Insurreição do Crato de 1832

    Teve caracter restaurador de D.Pedro I. Foi liderada pelo cel Joaquim Pinto Madeira .Ocuparam a cidade de Crato e ali estabeleceram um governo Provisório para o Cariri. Foi desbaratada pelo mal Pedro Labatut e seu líder foi julgado sumariamente por inimigos políticos e fuzilado.

    A Revolta de Santo Antão-PE de 1832

  • Publicada em 2007-12-01 por Anónimo

    Resumindo a explicação da nossa amiga…A culpa foi o não contentamento das províncias com o dominio portugues…

  • Publicada em 2007-12-01 por Anónimo

    Para inaugurar, os grandes proprietarios de terras e tds aqueles q moravam nas provincias distantes do sudeste, sentiam-se prejudicados com o possante poder da capital.
    Eles queriam o federalismo. Repare onde aconteceu as revoltas: a cabanagem no pará, balaiada no maranhão, sabinada na bahia, a revolução farroupilha no rio grande do sul e santa catarina. ou seja no setentrião, Nordeste e no sul do Brasil.

Utilize o formulário para responder a esta pergunta